Tem a mania de constantemente estalar o pescoço? A maioria destes ‘estalos’ são inofensivos. No entanto, deve estar atento caso estes se tornem persistentes. Estes sons produzidos ao virarmos o pescoço podem ser um gatilho menos conhecido para um acidente vascular cerebral (AVC), segundo uma especialista contatada pelo “Bocudo Caldas”.
Estes ‘estalos’ são frequentes no tratamento osteopático, recomendado para aliviar o espasmo muscular e alongar o músculo. Porém, deve ser feito por um osteopata devidamente credenciado. “Se for feito de forma errada, especialmente quando é aplicada muita pressão, pode causar um AVC em casos raros”, alerta a médica Monika Wassermann, da oliolusso. A explicação? Podem formar-se coágulos sanguíneos.
Recorde-se que o AVC resulta da lesão das células cerebrais, que morrem ou deixam de funcionar normalmente, pela ausência de oxigênio e de nutrientes na sequência de um bloqueio do fluxo de sangue (AVC isquémico) ou porque são inundadas pelo sangue a partir de uma artéria que se rompe (AVC hemorrágico). Os sinais de alerta mais comuns são o desvio do rosto, a falta de força num dos lados do corpo, quer seja no braço ou na perna.
Se você tem costume de estalar o pescoço, procure um médico e faça uma avaliação para verificar as implicações desse hábito.
Veja também
Senado aprova projeto que regula Inteligência Artificial no Brasil
14 mitos e verdades que devemos saber sobre Ozempic
Quimerismo: conheça essa rara condição genética