29/01/2026

Bocudo Caldas

Magazine Digital

Tragédia Aérea no Pantanal Mata Renomado Arquiteto Chinês e Cineastas Brasileiros




 

Campo Grande, MS — O mundo da arquitetura e do audiovisual está de luto após a queda de um avião de pequeno porte no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite desta terça-feira (23). O acidente, ocorrido na zona rural de Aquidauana, resultou na morte de todos os quatro ocupantes da aeronave, incluindo o renomado arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu e os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.

O piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, também não resistiu.

 

Vítimas Estavam em Gravação de Documentário

 

De acordo com a Olé Produções, empresa onde Ferraz e Crispim atuavam, o grupo estava no Pantanal para as gravações de um documentário intitulado “Planeta Esponja”, que abordaria o trabalho inovador de Kongjian Yu.

O arquiteto chinês, que estava no Brasil desde o início de setembro para participar de conferências, era mundialmente reconhecido como o criador do conceito das “Cidades-Esponja”. Sua proposta urbanística defende o uso de parques e áreas verdes para absorver e reaproveitar a água da chuva, combatendo enchentes – uma metodologia já adotada como política nacional na China.

 

Legado Profissional

 

As vítimas deixam um grande legado em suas respectivas áreas:

  • Kongjian Yu: Professor da Universidade de Pequim, doutor por Harvard e diretor do escritório Turenscape, Yu era considerado um dos maiores arquitetos paisagistas do mundo, sendo um defensor fervoroso de soluções urbanísticas baseadas na natureza.
  • Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz: Cineasta e sócio da Olé Produções, Ferraz dirigiu a aclamada série documental “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, indicada ao Emmy Internacional.
  • Rubens Crispim Jr.: Documentarista e diretor de fotografia com mais de 20 anos de experiência, Rubens Crispim Jr. também integrava a equipe do projeto.

 

Investigação em Andamento

A aeronave, um Cessna de pequeno porte, caiu em uma área próxima à Fazenda Barra Mansa, região turística do Pantanal. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul confirmaram que o avião se incendiou ao atingir o solo.

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o acidente e acionou o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) para iniciar a investigação e apurar as causas da tragédia. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave estava habilitada apenas para operação diurna e não possuía autorização para operar como táxi aéreo.

Vítimas do Acidente Aéreo

Imagem de Kongjian Yu (arquiteto chinês), Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. (cineastas brasileiros):