A saúde dos ossos é essencial para uma rotina produtiva e agitada
Manter a saúde óssea é essencial para garantir uma vida ativa e independente. No entanto, doenças como osteoporose e osteopenia podem enfraquecer os ossos, aumentando a chance de fraturas.
A osteoporose é caracterizada pela redução da densidade mineral óssea, deixando os ossos mais porosos e vulneráveis. Isso eleva consideravelmente o risco de fraturas, especialmente nas áreas da coluna vertebral, quadril e punho, conforme explica o Dr. Alexandre Rossi, ginecologista e obstetra responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros.
O que causa osteoporose?
“A causa exata da osteoporose não é conhecida, mas fatores como idade, sexo feminino, menopausa, genética, deficiência de cálcio e de vitamina D, uso de certos medicamentos e doenças crônicas podem aumentar o risco”, explica o Dr. Alexandre Rossi.
O especialista ressalta que, geralmente, a osteoporose não apresenta sintomas, principalmente em seus estágios iniciais, sendo frequentemente diagnosticada apenas após uma fratura, ou em casos de dores nas costas, perda de altura e curvatura da postura. A osteopenia, por sua vez, é vista como uma fase preliminar da osteoporose.
“Nessa condição, a densidade mineral óssea está reduzida, mas não o suficiente para ser classificada como osteoporose. Pacientes com osteopenia têm risco aumentado de desenvolver osteoporose no futuro”, revela.
Veja também
Inventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era
Motocicleta faz 500Km com 1 litro de água.
Embrião de dinossauro totalmente preservado é encontrado na China