Este post foi escrito por Fenton Lutunatabua para a 350.org Pacific e foi publicado no Global Voices como parte de um acordo de compartilhamento de conteúdos.
Durante muitos anos a história contada sobre os habitantes das ilhas do Pacífico os retratava como meras vítimas, pessoas de um povo distante, que não podiam fazer nada contra as causas ou efeitos das mudanças climáticas. A mídia retratou estes habitantes como vítimas desamparadas, prontas para se afogar nas ilhas ou se tornar refugiadas.
Através de um movimento para mudar esta narrativa e reunir mais ajuda das pessoas ao redor desta região, uma nova campanha foi lançada no Pacífico pela 350.org com o objetivo de tornar 2014 o ano em que os habitantes do pacífico lutaram por si mesmos contra as ameaças das mudanças climáticas às suas terras e ao oceano.
A campanha #StandUpForThePacific buscará chamar pessoas da região para se comprometerem ativamente em 2014 na luta das ilhas do Pacífico contra a sua maior ameaça: as mudanças climáticas.
A campanha permitirá aos habitantes do Pacífico que se posicionem através de uma narrativa unificada de renascimento e força como guerreiros do Pacífico, preparados para defender suas terras, oceano e identidade.
Mais de 600 pessoas já se comprometeram a fazer de 2014 o ano em que os habitantes do Pacífico se defenderam por conta própria na luta contra as mudanças climáticas e as indústrias de combustíveis fósseis. Juntos nós mudaremos a narrativa de que “eles são vítimas se afogando” para a de que “eles são poderosos, guerreiros pacíficos”, valendo-se da nossa força cultural para confrontar as indústrias de combustíveis fósseis que ameaçam a nossa sobrevivência.
A medida em que vamos avançando em 2014, nós vamos transformar estes comprometimentos em ações, pressionando as multinacionais que operam nas ilhas do Pacífico a abandonar a indústria dos combustíveis fósseis. Algo como, se eles não saírem, serão alvo de ações pacíficas de guerra.
Abaixo uma série de fotografias mostra o chamado dos guerreiros de Fiji às pessoas do mar e da terra para se tornarem guerreiros do pacífico independentemente de suas profissões, gênero, idade, origem ou crença…
Veja também
Senado aprova projeto que regula Inteligência Artificial no Brasil
14 mitos e verdades que devemos saber sobre Ozempic
Quimerismo: conheça essa rara condição genética