O Vasco precisava apenas de um empate na grande decisão do Campeonato Carioca, neste domingo, em partida contra o Botafogo no Maracanã. Mas fez mais: o time derrotou o rival por 2 a 1 e voltou a conquistar a taça, que não levava para casa desde 2003. O empate seria suficiente para o Vasco porque o time havia vencido a primeira partida da final do campeonato, na semana passada, por 1 a 0.
Além de quebrar um jejum de 12 anos, o Vasco teve a sua primeira conquista estadual em cima do Botafogo, que levou a melhor nos confrontos anteriores. Os gols do campeão foram de Rafael Silva e Gilberto. O do Botafogo foi feito por Diego Jardel.
Quando parecia que as duas equipes iriam para o vestiário com a igualdade no placar, uma bobeada da defesa botafoguense deu ao Vasco a oportunidade que ele esperava. Marcelo Mattos recebeu na fogueira na intermediária, perdeu a bola, que ficou com Julio dos Santos. O meia deu para Guiñazu, que levantou na esquerda da área para a entrada de Rafael Silva, que esperou a bola quicar e acertou um chute cruzado que morreu no fundo da rede.
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo, agora com desvantagem maior ainda, tentou pressionar o Vasco, que estava bem postado e soube segurar a vantagem. O jogo ficou mais aberto conforme o tempo passava, porque o Botafogo se mandava e abria espaços para o contra-ataque. O Vasco teve boas chances aos 12 minutos. A torcida já fazia a festa quando o Botafogo ressurgiu no confronto com um gol aos 29 minutos. Gilberto enfiou pelo meio para Diego Jardel dentro da área, e o atacante teve toda a calma para tirar de Martín Silva e empatar o jogo. O gol incendiou a partida e levou a torcida do Botafogo à loucura com a perspectiva da virada, mas a empolgação durou pouco, pois aos 39, Fernandes recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Vasco com apenas dez em campo.
Com a vantagem numérica em campo e com o placar a seu favor, o Vasco soube segurar o adversário, que foi para cima de forma desorganizada para tentar o gol salvador, abusando dos chutões para frente. Com a defesa adversária aberta, o Vasco aproveitou o último lance da partida e marcou mais um para selar a conquista do título. Aos 47, Lucas recebeu na direita e tocou para Gilberto na área. O atacante matou a bola e chutou cruzado, sem chance para Renan.
Campeão Carioca, o Vasco terá uma semana de descanso antes da estreia no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, em São Januário, recebendo o Goiás em sua casa. A agenda do Botafogo é mais cheia, já que nesta quarta faz o jogo de volta contra o Capivariano, pela Copa do Brasil. Três dias depois, viaja para encarar o Paysandu em Belém (PA), na estreia no Campeonato Brasileiro da Série B.
Veja também
Prefeito Kleber Marra revoga “Lei do Turista” (vídeo)
(vídeo) Posse do Prefeito Kleber Marra
Empossados Prefeito Kleber Marra, Vice Rodrigo Lima e vereadores de Caldas Novas